19 de mai. de 2011

Sala de Jantar por Roberto Pamplona (2010)


sala_de_jantar
A Sala de Jantar está arrumada para uma tea party a La “Alice no País das Maravilhas“, como o tema da Casa é a felicidade, acreditamos que receber bem os amigos e celebrar a vida em torno de uma boa mesa de jantar seja um dos caminhos para encontrá-la.
A cliente dessa Sala de Jantar poderia ser uma tia querida, uma doce vovozinha ou, quem sabe, uma Alice contemporânea, que envelheceu, mas que não esqueceu as recordações do País das Maravilhas. Fotos de gatos por toda a parte, livros por toda parte, mesa arrumada para o chá da tarde. Uma Tea Party com todas as delícias preparadas. Tempo para esquecer o tempo. Horas que passam lentamente, quase parando. A caprichosa decoração persegue uma delicadeza perdida, o mix do antigo com o novo, um sutil toque de devaneio, sonho e poesia. Cheiro de doces, licores e guloseimas. “Nostalgia, Vive La decadence”. Embalados numa trilha sonora cantada por divas do anos 30, boleros e sons de piano, um verdadeiro sarau moderno com mesas para carteado e dominós.
A sala foi dividida em micro-zonas: Ao centro a imensa mesa de banquete e aparador, nas extremidades o open bar, com licores, som e nicho com coleção de quadros e gravuras. Nas bay windows as mesas para o chá das cinco e da sala do carteado, o guarda-louças e a adega completam o layout.
A grande mesa de banquete é composta de quatro mesas quadradas em laca resinada preta e branca (Galpão D) e cadeiras acolchoadas em veludo na cor berinjela, com botões de cristal (Galpão D). Destaque para os abajures de acrílico do badalado designer Philippe Starck, que pontuam as extremidades das mesas e dispensam os tradicionais lustres.
O aparador em MDF (Fábrica de Soluções Marcenaria) ganha revestimento de tiras de espelho (Vidraçaria Reprisma) e painel de fundo acolchoado em facto preto (Fanfargo), adornos são do Empório Choça. As paredes laterais tem revestimento com chapas de mármores rosado (RL Mármores e Granitos) e com iluminação de arandelas (Paroma Lustres).
Um grande nicho embutido na alvenaria tem revestimento de tiras de espelhos (Reprisma) e abriga um open bar, onde bandejas com taças e garrafas de licores de diferentes formatos e tamanhos se destacam. Peças decorativas em miniatura, vasos de murano em tons de violeta (Empório Choça) complementam a decoração. Destaque para os gramofones antigos que ladeiam um moderníssimo sistema de som e TV LED (Home Tech) onde um pianista virtual recebe os convidados.
As bay windows sacadas abrigam as salas do carteado e do chá da tarde e têm fechamento lateral com cortinas de seda (Espaço Casa) e também painel de fundo revestido com pedras de seixo rolado preto (Palinamam/Casa 7), vasos vietnamitas esmaltados brancos (Empório Choça) com paisagismo natural de moreias verdes. Sofás com almofadas em pele branca e mesas com tampo em camurça (Galpão D).
O guarda-louças fica por trás da imensa moldura em laca preta (A Marcenaria/Fábrica de Soluções) e tem impressão no vidro (Reprisma) da rainha Elisabeth fazendo as honras da casa. As estantes tem revestimento em facto preto, com aplicação de tachas metálicas (Fanfargo) e repletas de louça branca e livros. Roberto Pamplona
A iluminação ambiente é difusa e aconchegante (Paroma Lustres). Destaque para a coleção de abajures em acrílico que se espalham por toda a mesa de jantar e aparecem nas bancadas e prateleiras. Nas salas de chá e carteado destaque para os lustres de murano branco. 
Piso em madeira de demolição patinada de branco (Casa 7) reveste todo o ambiente. O platô elevado, que delimita a área das mesas do carteado e do chá, tem carpete preto (Beth Cunha Tapetes). 
Nos revestimentos de paredes e painéis foram aplicados placas de Mamoré de tons rosados diversos (RL Mármores e Granitos) onde contrastam com a textura rústica que cobre pares e teto com pintura em tom de cinza asfalto, cor de tendência da Suvinil (Fortaleza Tintas).



Roberto Pamplona - Arquiteto
Av. Santos Dumont, 2828 - Sala 1903
Aldeota - Fortaleza-CE
arq@robertopamplonajr.com